A Black Friday é um dia de promoções bastante aguardado por compradores do mundo inteiro. No Brasil, isso não é diferente. Muita gente economiza por meses para gastar nesse dia específico, que é também a data em que as compras de Natal de muitas famílias começam a ser feitas.

Mas o que é Black Friday, afinal? O termo, que em português significa “sexta-feira negra”, nomeia um dia especial para o comércio, no qual diversas lojas ao redor do globo oferecem grandes promoções aos consumidores. Quer saber mais sobre esse evento? Então continue acompanhando o nosso texto!

Quando é Black Friday?

O mais importante para quem não quer perder esse dia especial é saber quando é a sexta-feira negra, claro. Celebrada na quarta quinta-feira do mês de novembro, a Black Friday 2020 acontecerá no dia 27 de novembro.

No Brasil, é comum encontrar promoções especiais durante o fim de semana após a sexta-feira negra e, algumas vezes, até mesmo nos dias que antecedem a Black Friday. As ofertas costumam terminar na segunda-feira depois do Black Weekend (“fim de semana negro”), com um outro dia de grandes promoções, especialmente para compras on-line: a Cyber Monday (“segunda-feira cibernética”).

A sexta-feira costuma ser, contudo, o melhor dia para aproveitar bons descontos, percorrendo as diversas lojas que oferecem promoções especiais no país.

A sexta-feira negra é um feriado?

Ao contrário dos Estados Unidos, onde a Black Friday é um feriado em vários estados, no Brasil, a sexta-feira negra é um dia útil como qualquer outro. No entanto, diversas lojas físicas estendem o seu horário de atendimento, abrindo as portas mais cedo e fechando-as mais tarde, para que os trabalhadores desfrutem de mais tempo para aproveitar as promoções.

Contudo, são as compras pela Internet que predominam na Black Friday brasileira. Aliás, a primeira sexta-feira negra do país, em 2010, foi completamente on-line, oferecendo promoções somente em lojas de e-commerce. Embora as compras em lojas físicas na Black Friday tenham crescido muito no Brasil desde então, este ano o espaço digital deve ser o palco central do evento mais uma vez, devido a um problema que afetou o mundo inteiro em 2020: o coronavírus.

Black Friday 2020 no Brasil: como será?

O vírus pode fazer com que muita gente não saia de casa, mas não vai impedir os consumidores de aproveitar as promoções da Black Friday 2020. De acordo com uma pesquisa da empresa Méliuz, somente 1,19% dos brasileiros não pretende comprar no evento deste ano. Segundo o mesmo estudo, 58% dos entrevistados pretendem fazer compras apenas em lojas online.

Mas as vantagens da internet não serão aproveitadas apenas para realizar as compras. Enquanto só um em cada quatro consumidores vai se deslocar até as lojas físicas para fazer sua pesquisa de preços, mais da metade dos brasileiros declarou que vai utilizar sites de busca para obter mais informações sobre produtos e lojas, e um terço vai se informar por meio de ofertas recebidas por e-mail.

O motivo? Fazer um bom planejamento antes de comprar, com o objetivo de economizar o máximo possível, mas sem abrir mão da segurança e do conforto.

Quer se juntar aos milhões de consumidores que estão se preparando para poupar nesse evento? Então acompanhe as promoções da Black Friday 2020, compare os preços e boas compras!

A Black Friday 2020 está chegando! Você conhece esse dia especial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post navigation