Se você quer se preparar para fazer boas compras na Black Friday 2019, é uma ótima ideia saber mais sobre como foi o evento em 2018 no Brasil: como foram os descontos, quais produtos os brasileiros compraram mais, quais lojas se destacaram em preços e em fretes, entre outras informações importantes sobre as ofertas do ano passado.

Segundo o site Black-Friday.Global, houve um crescimento de 819% nas vendas no país durante a Black Friday 2018, em comparação com um dia comum. A pesquisa também indica que o desconto médio na Black Friday brasileira está um pouco acima da média global de 50%, tendo chegado aos 56% em 2018. Isso significou uma economia média de mais de R$ 350 por comprador.

Quer economizar também nesse evento promocional? Saiba mais sobre as vendas de 2018 e confira alguns insights para comprar na Black Friday 2019!

Comprar na Black Friday 2019: on-line ou off-line?

No Brasil, a Black Friday começou em 2010, com vendas apenas on-line, mas foi ganhando espaço nas lojas físicas ao longo do tempo. No entanto, é no e-commerce que o dia de ofertas especiais continua se destacando: mais de 48% dos brasileiros comprou somente em lojas on-line na Black Friday 2018, enquanto 41% comprou tanto em lojas físicas quanto on-line.

A compra pela Internet facilita a pesquisa e a comparação de preços, além de ser mais flexível, permitindo ao consumidor comprar de qualquer lugar, em qualquer horário. Com a possibilidade de adquirir um produto em uma loja on-line e buscá-lo em uma loja física, a compra se tornou ainda mais vantajosa para o consumidor, que pode, assim, evitar pagar frete e ter que esperar pela entrega.

De acordo com uma pesquisa do Google, realizada em parceria com a Provokers, cada vez mais pessoas usam tanto as lojas físicas quanto a Internet para comprar. Segundo o estudo, a experiência “omnichannel”, ou seja, multicanal, deve continuar sendo uma tendência na Black Friday 2019 e costuma ser uma ótima opção na hora de fazer compras.

O que comprar na Black Friday?

Os produtos mais comprados pelos brasileiros, segundo o Black-Friday.Global, são eletrônicos, vestuário, calçados, cosméticos e perfumes. De acordo com dados da Provokers, dentre os eletrônicos, destacam-se os smartphones, as televisões e os eletroportáteis.

A Black Friday é um bom momento para comprar itens necessários, nos quais você já está de olho há mais tempo. Adquirir em promoção aqueles produtos que apresentam preços elevados, como costuma ser o caso dos eletrônicos, geralmente significa uma boa economia. Portanto, vale a pena seguir a estratégia da maioria dos brasileiros e investir nessa categoria durante a Black Friday 2019.

Onde comprar na Black Friday: as lojas com os melhores preços!

De acordo com um estudo da XP Investimentos, o Mercado Livre e o portal das Lojas Americanas haviam se destacado como as varejistas com posicionamento de preço mais baixo na Black Friday de 2017. Já em 2018, as seguintes lojas apresentaram os menores preços durante esse período promocional:

Já as varejistas com maior porcentual de frete gratuito foram as seguintes:

Lembre-se: para decidir onde comprar e encontrar os melhores descontos, o importante é ficar sempre de olho nos preços e pesquisar bastante antes de pagar. Confira agora as ofertas da Black Friday 2019 e economize mais do que em 2018!

Como 2018 pode ajudar você a comprar na Black Friday 2019?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Post navigation